Usina Sonora inicia certificação no programa RenovaBio
O RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, para o aumento da capacidade de produção de biocombustíveis com o objetivo final de diminuir as emissões de CO2 do Brasil, contribuindo para a diminuição dos efeitos do aquecimento global.
O programa, é a esperança de reestabelecimento para o setor sucroenergético e do desenvolvimento das fontes de combustível renovável. O objetivo principal estabelecer metas nacionais anuais de descarbonização, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis – como o etanol, biomassa, biodiesel, biogás, entre outros – na matriz energética do país. A expectativa é de um salto na produção de etanol.
Os Certificados de Descarbonização (CBios ) são créditos baseados em normatização. A usina de etanol mostra seu trabalho e a um empresa certificadora, que confere se segue as regras definidas pela Lei nº 13.576/2017 que institui uma nota a industria, baseado nesta nota e na produção a empresa calculará o número de CBios que terá direito. O certificado é um instrumento financeiro que será negociado e precificado no mercado financeiro e todo produtor de biocombustível aprovado pela ANP e certificado na RenovaBio poderá comercializar.
O programa entrará em pleno vigor em janeiro de 2020 e a Usina Sonora Iniciou a sua certificaçao, foi realizada pela empresa SGS, o primeiro passo para acertificaçao, a auditoria aconteceu entre os dias 23 e 24 e tem como resultado um relatório que será apresentado a ANP, a qual coloca o mesmo para consulta publica e depois se aprovado segue para a certificaçao. a expectativa da diretoria é que a certificaçao seja finalizada ainda em 2019.