NOSSA HISTÓRIA
Fundada em 15 de julho de 1976, pelos sócios Maurício Coutinho Dutra e seu sobrinho Raul Kelvin de Thuin, sob a denominação de Companhia Agrícola Sonora Estância, a empresa inicia sua história como uma das pioneiras do estado do Mato Grosso do Sul.
No ano de 1977 através do Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL), que auxiliou a implantação de muitas destilarias e cooperativas de produção de etanol pelo país, iniciou-se a construção da Destilaria Aquárius que passaria a produzir efetivamente dois anos depois.
Em 16 de maio de 1980 foi criada mais uma coligada, a Rio Corrente Agroindustrial Ltda, empresa responável pelo cultivo da cana-de-açúcar. As empresas foram negociadas parcialmente em 1979, em 1983, em caráter definitivo com o Grupo Giobbi e Cigla.
No ano de 2002 o Grupo Giobbi adquiriu a participação do Grupo Cigla, tornando-se assim o único proprietário. Em 28 de novembro de 2006 a Companhia Agrícola Sonora Estância, passou a ser denominada Sonora Estância S.A, nome pela qual se tornou reconhecida em toda região.
A princípio, a companhia produzia somente etanol, mas a partir da safra 1995/1996 passou também a fabricar açúcar, com produção inicial de 195.400 sacas de açúcar de 50kg em sua primeira safra e hoje, com recorde de produção de 2.958.712 sc/kg na safra de 2023/2024.
Com o decorrer dos anos, a Usina Sonora realizou grandes investimentos em sua produção agrícola e industrial, o que proporcionou a expansão de sua área de cultivo de cana-de-açúcar e a aquisição de novas máquinas e equipamentos para o campo, tornando-se possível a mecanização de 100% da colheita.
Em 2019 a Usina Sonora investiu em tecnologia para construção de uma Usina Termoelétrica de Energia (UTE), projeto considerado como o maior da história da empresa após a construção do parque industrial de produção de Álcool e Açúcar. Contando com uma planta moderna e automatizada com capacidade para cogeração de 10 MWH, esse projeto é um marco no desenvolvimento da empresa e do município e será capaz de iluminar uma cidade com 40 mil residências.
Em 2022 foi inaugurado o Centro de Projetos Sociais EDUCAMAIS SONORA em parceria com a Prefeitura Municipal de Sonora, o projeto visa atender crianças, jovens e adultos nas modalidades de reforço escolar, aula de leitura e canto, aula de pintura, aula de violão, alfabetização de jovens e adultos e escolinha de futebol.
Em 2023 foi instalada a UFV Sonora Energia, usina que capta com potência máxima de geração de 2.5 MWH, essa produção seria capaz de atender uma demanda de aproximadamente 550 residências.
A ascensão da Usina Sonora é baseada em uma direção profissional e qualificada composta pelos pioneiros e sucessores da família Giobbi, juntamente com seu quadro de colaboradores.